Seguidores

.

.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Palestra “Mulheres e o Espetáculo Queer do Esporte” - RJ

Car@s,
Gostaríamos de convidá-l@s em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e “Sport”: Laboratório de Historia do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), ambos da UFRJ, para a palestra “Mulheres e o Espetáculo Queer do Esporte” a ser proferida pela Profa. Jennifer Doyle da University of California, Riverside no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ no dia 8 de novembro (segunda-feira), às 19 h. A entrada é livre e gratuita. Para mais informações sobre a localização favor consultar www.forum.ufrj.br.
A palestra será feita em inglês mas contará com a gentil colaboração na tradução para o português da Profa. Liv Sovik (ECO/UFRJ). Na palestra, Jennifer Doyle discutirá como gênero e sexualidade contribuem para compreendermos como artistas se relacionam em seus trabalhos com o mundo do esporte, em especial, o futebol, enfatizando as imagens de mullheres dentro de uma perspectiva feminista e queer. Vídeos, performances e instalações de artistas como Harum Farocki (que teve mostra de seus trabalhos recentemente exibida no CCBB/Rio), Wu Ingrid Tsang, Math Bass, Douglas Gordon, Phillipe Parreno serão mencionados na apresentação e clips poderão se apresentados em conjunto com apresentações esportivas.
Jennifer Doyle é autora de Sex Objects: Art and the Dialectics of Desire (Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006) , em breve disponível também em francês. É co-editora de New Feminist Theories of Visual Culture, número especial de Signs (Spring 2006) e de Pop Out: Queer Warhol (Durham: Duke University Press, 1996). No momento ela finaliza três projetos de livro: Hold It Against Me: Difficulty and Emotion in Contemporary Art (a sair pela Duke Duke University Press); Imaging the Athlete (título provisório, coletânea de ensaios sobre a política cultural do esporte e a relação entre comunidades de atletas e artistas); e Uncoupled: Friends, Lovers, and Others, coletânea de ensaios sobre formas de intimidade e pertencimento fora da estrutura do par romântico em autores e performers como Louisa May Alcott, Dianne DiPrima, Tracey Emin, Thomas Hardy, Adrian Howells, Andy Warhol e Edith Wharton. Ela tem escrito para diversos jornais e revistas (entre eles The International Herald Tribune e The Guardian) bem como realizado curadorias de exibições e peformances em Los Angeles e arredores, entre elas Aqui No Hay Virgenes: Queer Latina Visibility (2007) e You Belong to Me: Performance and the Ethics of Presence (2009).
A vinda da Profa. Jennifer Doyle ao Brasil só foi possível graças ao patrocínio do Festival Panorama 2010 (http://panoramafestival.com/) a quem agradecemos.

Contamos com sua presença e também agradecemos a divulgação para eventuais interessad@s
Denilson Lopes, Superintedente de Difusão Cultural, FCC/UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário