Seguidores

.

.

domingo, 23 de maio de 2010

Viígilia pelo fim da violência contra as mulheres - BA


XXXIII VIGILIA FEMINISTA
PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
25 DE MAIO 2010
Lembrando o dia 28 de Maio
Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher e
Redução da Mortalidade Materna
Você sabe de que se trata?
Neste dia lembramos esta tragédia silenciosa que é a morte diária de mulheres por causas maternas, isto é, ocorridas durante a gravidez, o parto ou pós-parto, causas consideradas evitáveis. As mortes maternas representam uma violência contra as mulheres e uma grave violação dos seus direitos humanos e nos colocam um enorme desafio para alcançarmos aquilo que está assegurado na nossa Constituição – o direito à saúde e o dever do Estado em garanti-lo.
Como é a situação em Salvador?
Salvador faz parte das regiões de alta mortalidade materna no mundo, com taxas muito maiores do que aquelas aceitas pela Organização Mundial de Saúde, Algumas áreas da cidade, como o Subúrbio Ferroviário e Cabula Beiru, têm taxas de mortalidade materna alarmantes.
Quais as causas das mortes maternas?
Estas mortes são o retrato da exclusão social de uma parte importante da população feminina – morrem as mulheres mais pobres, mais jovens, de menor  escolarização  e menor renda, usuárias do SUS. As mulheres negras morrem em média 3 vezes mais que as brancas. 
O aborto realizado em condições inseguras permanece como a principal causa das mortes maternas em Salvador. Como é crime no Brasil, as mulheres o fazem  na clandestinidade, mas são aquelas mais pobres que recorrem a procedimentos inseguros à saúde e morrem por suas complicações . Mas há também outras causas evitáveis – pressão alta na gravidez, hemorragia ou infecção após o parto ou  doenças que as mulheres já tinham e que pioraram com a gestação, em grande parte por falta de atenção adequada à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário