Seguidores

.

.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Debate - Pensamento Crítico na América Latina: pós-colonialidade e feminismo - PE

Dia 14 set, às 18h30, no centro cultural feminista do SOS CORPO, na Rua Real da Torre, 593, bairro da Madalena, Recife.
 
Debateposcolonialidade14set12web
 
O processo de colonização da América Latina pela Europa construiu a perspectiva de inferioridade dos não-europeus, baseada na divisão racial do trabalho no âmbito do capitalismo mundial, e isto possibilitou a naturalização das relações coloniais de dominação.
O ponto de partida dos estudos pós-coloniais é a constatação de que toda enunciação tem um lugar de origem. Isso implica compreender criticamente a produção do conhecimento a partir da geopolítica da dominação no mundo, mas também a partir das múltiplas faces da dominação, o que inclui opressões diversas.
A teoria feminista faz a crítica à concepção de um sujeito universal masculino, mais recentemente identificado como sujeito masculino, branco e proprietário, trazendo para o debate a referência às relações sociais de raça e classe que foi dominante no pensamento moderno.
Os estudos pós-coloniais, com suas abordagens acerca da necessária descolonização do poder e do saber, colocam questões para a teoria feminista.
 
Contaremos com as provocações iniciais
- de Paulo Henrique Martins, professor da UFPE e atual presidente da ALAS - Associação Latino-americana de Sociologia, que estará lançando a publicação “América Latina y la heterotopía de una comunidadde destino solidaria” (*).
- de Betânia Ávila, pesquisadora e integrante da equipe do SOS Corpo, que falará sobre feminismo
em diálogo com a questão da pós-colonialidade.
(*) A publicação está disponível em sua versão digital no endereço:http://estudiosociologicos.com.ar/portal/blog/decolonialidad-de-america-latina/
 
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário