FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018
15 de março , às 14 h
O II Encontro Internacional Ciberfeminista: descolonizando a internet acontecerá no dia 15 de março, às 14 horas, durante a 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM). A edição de 2018 do Fórum será realizada de 13 a 17 de março, com a expectativa de reunir 50 mil representantes de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro em Salvador, Bahia.
Nosso objetivo é reunir lideranças feministas e de grupos de mulheres que utilizam a internet para a socialização de experiências e proposição de espaço seguros, de autodefesa e de usos críticos dessa ferramenta de comunicação.
Vamos aproveitar a vinda de diversas lideranças feministas nacionais e internacionais a Salvador para fazer coro junto ao Fórum, cujo um dos temas deste ano é “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”.
Na programação do Encontro, está prevista uma Roda de Conversa na qual as participantes vão se apresentar, falar sobre os seus projetos e ações e apontar prioridades para uma internet feminista. Haverá a apresentação da proposta da Rede Ciberfeministas BR na plataforma Noosfero, além do debate sobre a criação da Rede, distribuição de funções de manutenção e arranjos gerais para o seu funcionamento online.
A Rede Ciberfeministas BR parte da compreensão da apropriação da internet como um direito humano e dos ciberfeminismos contemporâneos como o cruzamento de diversas estratégias de comunicação digital amplamente utilizadas pelos movimentos de mulheres. Por isso, pretendemos discutir, capacitar e debater formas de defesa do ativismo feminista (cis e trans) na internet, focando na privacidade e na segurança digital do ponto de vista feminista decolonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário