Seguidores

.

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Chamada para trabalhos para GT sobre Gênero e família na ABA - PA

XXVII REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA
01 a 04 de Agosto de 2010, Belém – PA
 
GRUPO DE TRABALHO
Gênero, configurações familiares, arranjos domésticos e afetivos
 
Coordenadoras:
Heloisa Buarque de Almeida – USP – helobrun@uol.com.br
Martha Ramírez-Gálvez – UEL - marthacerg@gmail.com

RESUMO: Diversos estudos mostram a variedade de arranjos e transformações na estrutura das famílias, em parte atreladas às mudanças nas dinâmicas de gênero. Esse GT busca discutir os temas inter-relacionados, retomando a importância de uma discussão conjunta entre as teorias de gênero e família, acrescentando questões em torno do surgimento de configurações afetivas que resistem ao enquadramento numa estrutura familiar. Além de discutir novos (ou velhos) arranjos, conjugalidades e parentalidades, queremos tratar também de múltiplas relações afetivas não-canônicas, inclusive (mas não apenas) em termos de arranjos domésticos. As formas de conflito e negociações de poder envolvidas nessas relações devem ser debatidas. Reflexões sobre as construções de gênero, relação entre gerações, noções variadas de relacionamentos afetivos, quer contem (ou não) com laços de consangüinidade, afinidade, ou amizade, devem ser foco de análise. Como se dão os arranjos domésticos, como se cuidam das crianças, idosos, doentes (e inclusive de animais) são temas a ser considerados, assim como a constituição de imaginários sociais sobre tais arranjos. Relações mais amplas para além de núcleos domésticos, parentesco fictício e de vizinhança serão incorporados à reflexão. Em termos teóricos, gostaríamos de ver articulações com as teorias de gênero incorporando a temática das intersecções de marcadores sociais de diferença com as reflexões sobre os múltiplos arranjos familiares e as críticas feministas à família. 

A inscrição de resumos para os GTs pode ser feita no sítio da 27ª.RBA, no endereço HTTP://www.abant.org.br\27rba        
O módulo para submissão de propostas estará disponível entre o dia 01 de março e 10 de abril de 2010.
Segundo o edital do evento, associad@s da ABA terão prioridade na seleção de trabalhos para os GTs, que deverão ser compostos por, no mínimo, 80% de associad@s (com anuidade em dia) nas apresentações orais. Para se filiar à ABA, veja as instruções no site.
O GT ocorrerá em no máximo três sessões, com cinco apresentações por sessão, totalizando 15 propostas. Para os GTs, os estudantes de graduação poderão apresentar trabalhos em formato de painéis, que serão expostos nas salas onde funcionarão os respectivos Grupos, em número de até cinco painéis.
Conforme as informações disponibilizadas até agora, a ABA não garantirá financiamento integral de coordenador@s e/ou participantes, portanto, é recomendável que os recursos sejam demandados junto às instituições acadêmicas e/ou de fomento para viabilizar a participação no evento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário