Seguidores

.

.

segunda-feira, 15 de março de 2010

I Seminário Mulheres Negras Nordestinas contra a Discriminação Racial na Mídia em Itamaracá - PE

Este Seminario visa aprofundar, no contexto de maior discussão sobre os instrumentos de enfrentamento ao racismo e sexismo na mídia, potencializados pela CONFECOM, quais os principais desafios e quais os instrumentos de monitoramento que as organizações de mulheres negras vem executando no Nordeste, bem como de que forma qualificá-los pela dimensão de ação política e jurídica que envolve certos processos.  
O seminário faz parte de uma das três etapas que compõem o projeto Mulheres Negras pelo Direito Humano à comunicação. A primeira ação em parceria com a Cidadania Feminina e com o apoio da WACC consiste na promoção de oficinas de gênero, raça e comunicação para 30 mulheres negras de organizações de mulheres e populares e militantes negras. Além disso, no dia 10 de novembro, representantes do Observatório Negro e de outras organizações, participaram do Dia de Monitoramento da Mídia, que acontece em vários países do mundo, para observar como a mídia está mostrando a imagem da população e da mulher negra.
O relatório ainda não está constituído, mas a pesquisadora em relações de gêneros e raça do Observatório Negro e educadora em Direitos Humanos, Ciani Sueli das Neves, já adiantou que os resultados não foram favoráveis. “Além de nunca aparecerem em novelas e publicidades de maneira favorável, nos noticiários, observamos que, quando as mulheres negras aparecem, são sempre apresentadas na condição de vítimas e a população negra, de um modo geral, como ré.”
A proposta final é de se criar uma Agenda comum em torno de uma Rede Articulada de Monitoramento ao Racismo, buscando a construção de uma contracultura acerca da identidade da mulher negra. Será lançado um Manual que norteará as discussões para as organizações com o objetivo de servir como um instrumento a ser potencializado por todas as demais organizações de mulheres.O projeto conta com o apoio político-institucional da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB e do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres – UNIFEM e CESE .
Local: I Seminário Mulheres Negras Nordestinas contra a Discriminação Racial na Mídia ocorrerá entre 18 e 21 de março, no Hotel Orange (Ilha de Itamaracá), em Pernambuco. 

Mais informações e Ficha de Inscrição por email
observatorionegro@gmail.com/Angela Nascimento/AMNB/CNDM
www.observatorionegro.org/blog
Programação e +informações para imprensa:
 Rosário de Pompéia
www.lefil.com.br
81 9959.1357| 81 3443-3480

Nenhum comentário:

Postar um comentário