Seguidores

.

.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pesquisa sobre Sexualidade e Prostituição - BA

O Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, está convidando estudantes, professores e técnicos administrativos da universidade, exclusivamente do sexo masculino (maior de idade), para participar da pesquisa Sexualidade e Prostituição.

O estudo - realizado pela professora Silvia Perez, da Universidade de Vigo, na Espanha, que está como pesquisadora-visitante do Diadorim sob a supervisão da coordenadora do núcleo, Suely Messeder - pretende determinar a matriz cultural do homem brasileiro, a visão das mulheres a partir do imaginário social e as principais características do consumo de sexo pago.

Para participar o interessado deve preencher - até o mês de setembro - o questionário on-line acessível no site do Diadorim.

Silvia Perez ressalta que a pesquisa não se limita à UNEB, estando aberta à participação do público masculino da Bahia.

O trabalho, que visa mapear os hábitos sexuais dos homens baianos, vai complementar as pesquisas já realizadas na comunidade espanhola de Galícia, possibilitando uma análise comparativa dos perfis masculinos entre as duas localidades.

"Vamos analisar a contribuição do sexo pago para a construção do machismo e até mesmo da autoestima masculina nas sociedades", explica Silvia.

O sigilo das informações fornecidas pelos participantes e a utilização dos dados unicamente para fins do estudo acadêmico foram assegurados pela coordenação do Diadorim.

Segundo Suely Messeder, a iniciativa de aplicar essa pesquisa na Bahia, com o apoio do núcleo da UNEB, surgiu a partir da sua tese de doutorado, realizada em 2008 na Espanha, também sobre masculinidade.

"Por intermédio de uma pesquisadora com quem trabalhei lá, Silvia Perez conheceu o trabalho do Diadorim e pediu para realizar esse estudo aqui. Estamos apoiando a divulgação do questionário on-line e dos trabalhos de campo, como idas a locais específicos de sexo pago para conhecer mais de perto essa realidade", conta Suely.

Para a coordenadora do Nugsex, essa é mais uma oportunidade de tornar o Diadorim internacionalmente reconhecido por realizar e apoiar pesquisas acadêmicas na área de gênero e sexualidade.

"Estudos assim nos permitem também questionar a masculinidade, algo que era inquestionável há não muito tempo. Antes, apenas a mulher era questionada", salienta a coordenadora, adiantando que a pesquisa já foi aplicada no Campus XIX da UNEB, em Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário