Seguidores

.

.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lançamento pesquisa-ação: mulheres em movimento - PA

No dia 13 de setembro, às 15 horas, Sodireitos lançará a pesquisa-ação "Mulheres em Movimento: Migração, trabalho e gênero em Belém do Pará". O lançamento acontecerá no auditório David Mufarrej da Unama. http://www.sodireitos.org.br/interna.php?idn=271&con=n

Quem tem interesse no livro desta pesquisa, entre em contato com sodireitos@gmail.com

O grupo de pesquisa foi constituído 13 pessoas, 11 agentes de pesquisa e 02 pesquisadores, coordenadores desta pesquisa. As agentes de pesquisa são mulheres que viveram experiência de migração internacional e retornaram ao Brasil.

Foi um trabalho de pesquisa baseado nos relatos de vida. Retratos, fragmentos que evidenciaram projetos de vida, mostraram necessidades, fragilidades e fortalezas, rupturas e onde foi inevitável o confronto entre as fronteiras de territórios e aquelas simbólicas, invisíveis de que também somos feitos.

Quem são e como se constroem estas mulheres é assim o tema central deste livro e este tema nos permite abordar as questões mais profundas e ao mesmo tempo mais elementares da vida: ser mulher, mães, filhas, migrantes, prostitutas, babás, domésticas, trabalhadoras, guerreiras, enfim, como elas mesmas se definem. E o que cada um destes papéis ou posições implica, como definem e são definidos, as verdades contidas em cada um destes, e os mitos, os temores, desejos, riscos e vontade de lutar por uma vida melhor, que é no fundo, o que todos nós almejamos.

Identidade, família, trabalho, educação, relacionamentos amorosos, direitos e políticas públicas são as questões que permeiam estas trajetórias, traduzidas em acesso e oportunidades ou não-oportunidades e seus significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário