Seguidores

.

.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sexta Cênica Queer - BA

 
A sexta cênica é uma mostra de trabalhos artísticos que ocorre na segunda sexta-feira de cada mês, na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, aproximando o público do fazer artístico da cidade, através do livre acesso. A sexta cênica do dia 13 de julho será especial pois é inteiramente dedicada a um tema. Será a sexta cênica Queer.
 
A palavra “QUEER”, utilizada originalmente como insulto aos homossexuais, pode ser traduzida como estranho, ridículo ou excêntrico. A idéia dos estudiosos queer é positivar o insulto, passando a exaltar o queer como uma prática de vida, que se coloca contra normas sociais excludentes. Segundo Judith Butler, expoente dos estudos queer, o gênero é performativo porque é resultante de um regime que regula as diferenças do gênero, e, neste sentido,  a política queer adota a condição marginal para afrontar a heteronormatividade.
 
A teoria Queer tem constituído um apoio para a reflexão sobre as novas funcionalidades que os corpos contemporâneos vêm pouco a pouco assumindo, revelando o esgarçamento das fronteiras entre os sexos. A teoria Queer é na verdade um conjunto de estudos que têm em comum a busca pela acentuação das descontinuidades entre sexo-gênero e desejo, que surgiu no final dos anos 80, especialmente nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário