Seguidores

.

.

terça-feira, 6 de junho de 2017

IMPERDÍVEL! Livro "El feminismo es para todo el mundo", de bell hooks, disponível para download



Os meios conservadores apresentam as feministas como mulheres anti-homens, sempre zangadas. Porém, muito ao contrário, o feminismo conseguiu melhorar a vida de todas as pessoas. Graças ao feminismo, todos vivemos de forma mais igualitária: no trabalho e em casa, em nossas relações sociais e sexuais. Graças ao feminismo, a violência doméstica já não é um segredo, tem se generalizado o uso de contraceptivos e todos somos um pouco mais livres.

Não obstante, o feminismo queria muito mais que igualdade entre homens e mulheres. Quando falava de fraternidade entre mulheres, queria superar as fronteiras de classe e raça, transformar radicalmente o mundo. O feminismo é antirracista, anticlassista e antihomófobo ou não merece esse nome. Muitas mulheres brancas fazem uso do feminismo para defender seus interesses, mas não mantém este compromisso com as mulheres negras, pobres e lésbicas; isso não é feminismo.

Uma mulher que reproduz o sexismo traz tanto prejuízo ao movimento quanto o beneficia um homem feminista. O feminismo é para as mulheres e para os homens. Precisamos de novos modelos de masculinidade feminista, de família e de criança feminista, de beleza e de sexualidade feminista. Precisamos de um feminismo renovado que explique com palavras sensíveis que pretendemos superar o sexismo e como colocar o apoio mútuo no centro. Isso é o feminismo. E esse é o objetivo desse livro.


(Traduzido do site Traficantes de Sueños por Zelinda Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário