Seguidores

.

.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião - RS

O Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião reúne pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e de movimentos sociais e agentes governamentais de diversas partes do mundo, particularmente vindas dos países da América Latina. Em 2010, mais de 300 pessoas de 20 países participaram do IV Congresso, representando os mais diversos setores.

O objetivo central do Congresso é discutir questões atuais no campo da pesquisa, da atuação política e da vivência comunitária no cruzamento das temáticas de Gênero e Religião, desde as mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a cada edição, são escolhidos eixos temáticos que representam temas candentes que organizam tanto as conferências principais quanto as atividades gerais do evento. Para o V Congresso foram escolhidos como eixos temáticos “Ecologia – Economia – Ecumenismo”. Segundo Nancy Cardoso Pereira:

“Três palavras vizinhas se atritam aqui: economia, ecologia, ecumenismo. As três compartilham o oikos: unidade básica social (casa, mas também mundo). Simplificando: economia → oikos + nomos (lei/norma); ecologia → oikos + logos (compreensão/estudo); ecumenismo → oikos + forma do particípio passivo feminino (habitado/habitantes). São assim três formas de estar no mundo e de organizar a vida no mundo. Enquanto a economia dispõe, normatiza sobre o modo de produção da vida na relação com o mundo, a ecologia se ocupa de entender essas relações suas lógicas e implicações e o ecumenismo se pergunta pelas formas (objetivas e subjetivas) de ocupação/vivência do mundo”.

Além de pensar esses três eixos temáticos na relação com Gênero e Religião, o V Congresso também se insere no calendário de eventos relacionados aos 500 anos da Reforma Protestante. Nesse sentido, pretende também discutir os impactos e os significados da Reforma no século XVI em várias áreas do conhecimento e desde diversas perspectivas a partir dos três eixos temáticos propostos.

Todas as pessoas, grupos, organizações e instituições estão, desde já, convidadas a participar do processo de construção desse evento que, além de um espaço de reflexão acadêmica e científica, pretende ser um grande encontro de troca de saberes e construção de alternativas.

Clique AQUI para acessar o site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário