Seguidores

.

.

Pesquisa personalizada
Calendário Feminista

24 de fevereiro – Dia da conquista do voto feminino no Brasil
8 de março – Dia Internacional da Mulher
30 de abril – Dia Nacional da Mulher
28 de maio – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna
25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil
23 de setembro – Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
28 de setembro – Dia pela Descriminalização do aborto na América e Caribe
10 de outubro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher
25 de outubro – Dia Internacional contra a Exploração da Mulher
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher
6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Palestra "Homofobia e saber/poder médico: resistência globalizada pela despatologização da transexualidade" - BA

*ABEH realiza palestra e lança livro e site no dia 17 de maio*
A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) promove, no próximo
17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, uma palestra com a professora Berenice Bento seguida do lançamento do livro *Retratos do Brasil Homossexual ? fronteiras, subjetividades e desejos*, no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF3), no campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia. O evento ocorre às 17h30min.

Berenice, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), irá tratar
  sobre a despatologização das identidades transexuais e de como essa luta tem relação direta com a luta pelo fim da homofobia. Berenice é coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Diversidade Sexual, Gêneros e Direitos Humanos da UFRN, autora dos livros *A (re)invenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual* e *O que é  transexualidade*.
O tema da palestra é Homofobia e saber/poder médico:  resistência  globalizada pela despatologização da transexualidade.
 
O evento é aberto, mas quem desejar certificados de participação deve enviar  nome completo, curso e/ou instituição para o e-mail extensaoihac@gmail.com. No mesmo evento a ABEH lançará o seu novo site institucional (www.abeh.org.br) e uma campanha nacional de filiação. A atividade conta com o apoio do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
(IHAC), da UFBA.

A obra *Retratos do Brasil Homossexual* reúne 98 textos (parte deles
  disponíveis em um CD que acompanha o livro impresso) apresentados no IV Congresso da ABEH, realizado em 2008 na Universidade de São Paulo. O livro impresso tem 452 páginas e custará R$ 40 (apenas em dinheiro) no lançamento em Salvador. O livro, editado pela Editora da Universidade de São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, é organizado pelos professores  Horácio Costa, Wilton Garcia, Emerson Inácio, William Siqueira Peres e pela própria Berenice Bento.

A ABEH é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal proposta
  fomentar e realizar intercâmbios e pesquisas sobre a diversidade sexual e de gênero. Ela congrega professores/as, alunos/as de graduação e pós-graduação, profissionais, pesquisadores/as, ativistas e demais interessados/as na temática.

A atual diretoria da ABEH foi eleita no V Congresso, realizado em Natal nos
  dias 25 e 26 de novembro de 2010, e é composta por Leandro Colling, Djalma Thürler e Gisele Nussbaumer, professores da UFBA, e Suely Aldir Messeder e Paulo César Souza Garcia, professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A chapa foi eleita para o mandato 2011/2012. Em julho do próximo ano, a ABEH deverá realizar o seu congresso em Salvador, na UFBA.

Também no dia 17 de maio, às 10h, na Sala da Imagem e do Som, na Faculdade
de Comunicação da UFBA, ocorre a defesa da dissertação de mestrado de Tess Chamusca Pirajá, intitulada *Das calçadas à tela da TV: representações de travestis em séries da Rede Globo*, orientada por Colling. Berenice Bento e a professora Linda Rubim (UFBA) participarão da banca examinadora.

Mais informações pelo 71.8876.6486 ou via
leandro.colling@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada