Seguidores

.

.

domingo, 21 de novembro de 2010

Encontro Baiano Mulheres e Mídias - BA

Evento reunirá representantes da poder público estadual, dos veículos privados de comunicação e da sociedade civil para aprofundar o debate de idéias e reforçar as demandas das mulheres por políticas públicas.
 
Pela primeira vez, a cidade de Salvador é sede de um encontro que discutirá a inserção da mulher na mídia baiana e as políticas públicas voltadas para esse segmento na comunicação, trata-se do “Encontro Baiano Mulheres e Mídias”. O evento acontecerá no dia 30 de novembro (terça-feira), às 9h, no Cine XIV (Pelourinho – espaço a confirmar) e reunirá diversas representantes dos setores público e privado e da sociedade civil, como a secretária de Promoção da Igualdade (SEPROMI), Luiza Bairros, a apresentadora do programa Boa Tarde Bahia, da TV Bandeirantes, Rita Batista e Rachel Moreno da Articulação Nacional Mulher e Mídia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no www.mulheremidiabahia.blogspot.com.

Segundo um estudo, realizado pela WACC (World Association for Christian Communication, em português Associação Mundial de Comunicação Cristã), de 2006, mostrou que, mesmo constituindo 52% da população mundial, as mulheres aparecem em apenas 21% das notícias. Ou seja, para cada mulher que aparece no noticiário, quatro homens são retratados. No rádio, este percentual é ainda menor: 17%. O que mostra que esse não é um problema só do Brasil. Tendo em vista que o principal problema quando se fala das mulheres nos meios de comunicação, é a invisibilidade, o principal objetivo do encontro é estabelecer metas e propostas para a inserção dessas mulheres nos diversos âmbitos da comunicação.
A invisibilidade e a escassa participação das mulheres na produção de conteúdo dos veículos de comunicação são os temas que têm sido discutidos nacionalmente, e estiveram presentes na Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 2009, no Distrito Federal, através da Articulação Nacional Mulher e Mídia. Com o intuito de reforçar as demandas das mulheres por políticas públicas na comunicação, durante o encontro baiano será apresentada “A Carta da Articulação Baiana Mulher e Mídia ao Poder Público Estadual”, com diversas reivindicações do movimento social, para o desenvolvimento de políticas públicas de inserção e valorização da mulher na mídia baiana. Entre as reivindicações aos órgãos públicos está o fomento e financiamento a criação de campanhas de comunicação que combatam a discriminação das mulheres no mercado de trabalho e abertura de espaços na grade da TV e rádio pública para veiculação de programas, campanhas, VT e Spots de divulgação de eventos propostos por instituições de mulheres.
A programação do encontro será dividida em duas sessões, na primeira serão discutidas políticas públicas para mulheres na mídia, com representantes do poder público: Luiza Bairros (SEPROMI), Sahada Josefina (IRDEB), Roseli Arantes (AGECOM) e Rachel Moreno (Articulação Nacional Mulher e Mídia). No segundo momento, serão discutidas as formas de produção de qualidade nas diversas mídias baianas, com: Cleidiana Ramos (A Tarde), Rita Batista (TV Band), Andréia Beatriz (SESAB e UEFS) e Ceres Santos (CEAFRO).
O Encontro Baiano Mulheres e Mídias contará com a apresentação da performance do Grupo Loucas de Pedra Lilás, de Pernambuco e da cantora Rebeca Tárike, de Salvador. No encerramento, ocorrerá o lançamento em livro e DVD, da publicação Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia, fruto do Seminário Nacional de mesmo nome, realizado em março de 2008, em São Paulo, que reuniu cerca de 150 lideranças de organizações e movimentos de todas as regiões do Brasil, além de representantes de ministérios e órgãos do Governo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
8h – 9h Credenciamento / Café da Manhã / Mostra Audiovisual
9h30 Talk Show “Mulher e Mídia: Alternativas para romper a barreira da invisibilidade”
- Rachel Moreno (Integrante da Articulação Nacional Mulher e Mídia)
- Sahada Mendes (IRDEB / TVE Educativa e Rádio Educadora)
- Rosely Arantes (Coordenadora de Relações Sociais AGECOM)
- Luiza Bairros (Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade)
- Debatedoras: Valéria Lima e Sueide Kintê
12h30 Performance do Grupo Loucas de Pedra Lilás (Pernambuco)
13h Almoço – Show da cantora Rebeca Tárike
14h30 Talk Show “Mídia feita por mulheres: comunicação criativa com educação e entretenimento quais são os caminhos possíveis?”
- Rita Batista (Apresentadora da TV Bandeirantes)
- Cleidiana Ramos (Jornalista/ jornal A Tarde)
- Ceres Santos (Jornalista e Diretora Executiva do Ceafro)
- Andréia Beatriz (Médica e Professora da UEFS)
18h Performance do Grupo Loucas de Pedra Lilás (Pernambuco)
18h30 Encerramento com apresentação cultural, lançamento do livro e DVD Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia

Mais informações:
Sueide Kintê: (71) 8145-5297
Valéria Lima: (71) *******
Juliana Dias (71) 8846-3536

Nenhum comentário:

Postar um comentário