NASCIMENTO, Valdecir
Pedreira do. Juventude negra: vozes, olhares e intervenções políticas no ensino superior. Orientadora:
Narcimária Correia do Patrocínio Luz. Dissertação (Mestrado)
– Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pós-Graduação
Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Linha Pluralidade
Cultural.
A pesquisa JUVENTUDE NEGRA: VOZES, OLHARES E
INTERVENÇÕES POLÍTICAS NO ENSINO SUPERIOR tem por finalidade visibilizar
seis experiências educacionais desenvolvidas no seio das comunidades negras no
Estado da Bahia, cuja territorialidade está plantada nos municípios de Ilhéus e
Salvador. Os atores da pesquisa são jovens descendentes de africanos, na faixa
etária entre 17 e 25 anos. A pesquisa buscou identificar as características
histórico-políticas das organizações negras nas ações socioeducativas, e os
impactos dessas iniciativas no âmbito da Razão do Estado. Destaca-se na análise
deste estudo a implantação, no âmbito do Ministério da Educação, dos Projetos
Inovadores de Curso – PIC, um dos componentes do Programa Diversidade na
Universidade, criado com o objetivo de apoiar a promoção da eqüidade e da
diversidade na educação superior para afrodescendentes, indígenas e outros
grupos socialmente desfavorecidos do País, sob a ótica dos Quilombos
educacionais. Os objetivos da pesquisa são analisar o referencial
teórico-metodológico que norteiam as práticas pedagógicas dos PIC e
caracterizar as linguagens e as escutas que incentivam a afirmação da
ancestralidade africano-brasileira. A opção por uma abordagem de caráter
etnográfico e qualitativo nos levou a perceber a influência da juventude negra
nos espaços políticos/educacionais e as perspectivas de afirmação
socioexistencial que se desdobram nos PIC, incentivando a juventude negra a
buscar o acesso ao ensino superior. Como mulher negra e militante, meu trabalho
permanente com a juventude tornou possível ouvir as múltiplas vozes,
identificar os diversos olhares e atentar para a linguagem da ginga que estrutura a identidade da juventude
negra. Os resultados da pesquisa indicam que a afirmação da identidade
étnico-cultural se constitui no cotidiano das comunidades e na territorialidade
fincadas na ancestralidade africano-brasileira, ao mesmo tempo que expressa o
compromisso da juventude negra em disseminar e reafirmar os valores
civilizatórios africanos.
Palavras–chave: Comunalidades afro-brasileiras. Políticas afirmativas. Juventude Negra. Ensino Superior. Territorialidade.
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