Seguidores

.

.

Pesquisa personalizada
Calendário Feminista

24 de fevereiro – Dia da conquista do voto feminino no Brasil
8 de março – Dia Internacional da Mulher
30 de abril – Dia Nacional da Mulher
28 de maio – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna
25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil
23 de setembro – Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
28 de setembro – Dia pela Descriminalização do aborto na América e Caribe
10 de outubro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher
25 de outubro – Dia Internacional contra a Exploração da Mulher
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher
6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curso "Psicologia, Gênero e Sexualidade : uma articulação necessária" - BA

Carga Horária: 20h (com entrega de certificado). Professora : Helena Miranda (CRP-03/5055)
Dias : 26 e 27 de Março (Sábado e Domingo)
Horário : 08:00 as 19:00 ( 1 hora para almoço).
Investimento: 20,00 ( taxa de inscrição ) + 180,00 (valor do curso)
  • Material digital incluso
Informações e Inscrição:  espacopsibahia@gmail.com  
 9263-6666 (Oi) / 9955-2011 (Vivo)


Justificativa:

Este Curso tem como proposta a compreensão de “gênero” como uma categoria de estudo e análise que pode e deve ser utilizada na atuação profissional do/a psicólogo/a. O curso é teórico-prático e envolve a conceituação do termo gênero, as transversalizações de gênero com outras categorias de estudo e as articulações possíveis entre gênero e Psicologia para a atuação profissional do/a psicólogo/a. Reconhecendo que o estudo da categoria gênero, no âmbito da Psicologia, visa proporcionar uma melhor compreensão das realidades e produções de subjetividades de homens e mulheres em um contexto social marcado por desigualdades sociais, espera-se, a partir dessa atividade, contribuir para uma formação profissional mais técnica e ética.


Conteúdo Programático:

1.            Conceituando sexo e gênero. Gênero como categoria de estudo e análise social. A construção cultural das diferenças entre os sexos
2.            Gênero e suas interseccionalidades de classe, raça/etnia, geração e localização
3.            Gênero, Sexualidades e Currículo
4.            Gênero e Análise de discursos da mídia
5.            Discussão de gênero e atuação do/a psicólogo/a: sexualidade, papel de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, família e relacionamentos amorosos, violência de gênero e direitos humanos.



Sobre a professora:   Helena Miranda
Psicóloga Orientadora Fiscal do CRP-03 (CRP-03/5055) e Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (Universidade Federal da Bahia – UFBA / PPG-NEIM). Estudiosa da área de gênero, vem participando de Congressos nessa área e apresentando trabalhos que versam sobre essa temática em articulação com estudos nas áreas de Psicologia e de mídia. Uma das fundadoras do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia – GTRGP (criado em março/2008), vinculado à Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia - CRP 03, onde desenvolve atividades como: coordenação de encontros/reuniões/eventos, realização de palestras, apresentação de trabalhos e produção textual na área de gênero. O GTRGP discute a prática da Psicologia nos diferentes espaços utilizando o gênero como perspectiva.

Como suplente do Conselho Fiscal do Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia – SINPSI-Ba (Mandato 2009 a 2012) tem levado também a discussão de gênero para esta esfera, contribuindo na realização dos Seminário: “Gênero e diversidade nas relações de trabalho da/o psicóloga/o” e “Relações e Condições de Trabalho no Mundo Globalizado: Precarização e Empregabilidade ”, discutindo até que ponto a feminização da profissão de Psicologia implica em sua precarização. Também construímos o Estatuto do Sinpsi-Ba: o primeiro Estatuto de Sindicato de Psicólogos(a) que possui a escrita gendrada.


Apresentação de Trabalhos e Palestras:

1)      Gênero e políticas públicas: a psicologia dialogando com a sociedade em comemoração ao dia internacional da mulher (Evento preparatório ao VII CNP – Salvador-Ba, 16/03/2010)
2)      Referências Legais: qualificação técnica e ética para o exercício profissional do/a psicólogo/a (Pré-congresso de Psicologia – Porto Seguro-Ba, 06/03/2010)
3)      Referências Legais: técnicas e práticas não permitidas pela Psicologia (Estratégias de Qualificação para o Exercício Profissional do/a Psicólogo/a – evento preparatório ao VII Congresso Nacional de Psicologia – Salvador-Ba, 25/02/2010)
4)      Gênero e Direitos Humanos (Treinamento em Direitos Humanos – Salvador-Ba, 19/02/2010)
5)      Discussão de Teses da Psicologia para a Confecom (Psicologia e Mídia: Discussão das Teses da Psicologia para a Iª Conferência Nacional de Comunicação – Salvador/Ba, 11/11/2009)
6)      Gênero e Psicologia: um debate em construção no CRP-03 (XVº Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO – Maceió-AL, 01/11/2009)
7)      O/A Aluno/a na Família Fragmentada (IV Simpósio de Educação do CMS - Escola: espaço de convivência – Salvador/Ba, 08/08/2009)
8)      Mulheres, Gênero e Psicologia: relatos de experiência e transversalidade no CRP-03 (VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia – Belém/PA, 09/05/2009)

9)      A Ditadura da Beleza (Dia Internacional da Mulher: pelo empoderamento das mulheres e pela quebra da hegemonia masculina – Salvador/Ba, 05/03/2009).

10)  Publicidade Infantil e Subjetividades: reflexões à luz da categoria de gênero (Os Impactos da Publicidade Infantil na Formação das Subjetividades – Salvador/Ba, 05/12/2008).

11)  A Construção da Imagem “Ideal” da Mulher na Mídia Contemporânea (II Seminário Nacional “O Feminismo no Brasil, Reflexões Teóricas e Perspectivas” e XIV Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e Relações de Gênero – Salvador/Ba, 04 a 07/11/2008).

12)  A Desconstrução de Papéis Gendrados na Família (Mesa-redonda: Novos Arranjos Familiares. Fórum sobre Sexualidade Contemporânea – Salvador/Ba, 26/08/2008).

13)  A Imagem da Mulher na Mídia Contemporânea (IX Jornadas Nacionales de Historia de las Mujeres y IV Congresso Iberoamericano de Estudios de Gênero – Rosário/Argentina, 31/07/2008).

14)  A Imagem da Mulher na Mídia Contemporânea: algumas reflexões (Mesa-redonda: Mídia e Produção de Subjetividades. Psicologia, Comunicação.... O que você tem a ver com isso? – Salvador/Ba, 29/03/2008).

15)  A Construção da Imagem “Ideal” da Mulher na Mídia Contemporânea (II Encontro de Crítica Cultural: Estudos sobre a Mulher – Salvador/Ba, 28/03/2008).

16)  Revistas e Modelagem do Corpo das Mulheres (XIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero: Feminismo e Transversalização de Gênero – Salvador/Ba, 29, 30 e 31/10/2007).

17)  Construções sobre Representações da Sexualidade Feminina e Suas Implicações nas/para mulheres – uma prévia (XII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero –  Empoderamento das Mulheres: Construindo Cidadanias –  Salvador/Ba, 30/10 e 01/11/2006).

18)  Sensibilização Comportamental no Atendimento às Mulheres (Evento: Capacitação para Servidores do Núcleo da Cidadania da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos – Salvador/Ba, 20/07/2006).

Publicação de artigos:

1)      SANTOS, HELENA MIRANDA DOS; ANDRADE, DARLANE; ALMEIDA, ALESSANDRA; FAGUNDES, ANA LUISA. Gênero e Psicologia: um debate em construção no CRP-03.  Salvador: Conselho Regional de Psicologia – CRP-03/GT Relações de Gênero e Psicologia, 2009. Disponível em: http://www.crp03.org.br/site/ComissaoDHumanos_GTRGP.aspx. Postado em 12/11/2009.
2)      SANTOS, Helena Miranda dos. A Construção da Imagem “Ideal” da Mulher na Mídia Contemporânea. In: FERREIRA, Sílvia; ALVES, Ívia; COSTA, Ana Alice (orgs). Construindo Interdisciplinaridades: estudos de gênero na Bahia. Salvador: UFBA/NEIM, 2008. Coleção Bahianas, 11. p. 45-62.

3)      SANTOS, Helena Miranda dos. A Construção da Imagem “Ideal” da Mulher na Mídia Contemporânea. In: II Seminário Nacional “O Feminismo no Brasil, Reflexões Teóricas e Perspectivas” e XIV Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e Relações de Gênero – Salvador/Ba, 04 a 07/11/2008. Anai... GT Literatura e Outras Linguagens. Disponível em: http://www.neim.ufba.br/site/agenda.php?ID=89
4)      SANTOS, Helena Miranda dos. A Imagem da Mulher na Mídia Contemporânea. In: IX Jornadas Nacionales de Historia de las Mujeres y IV Congresso Iberoamericano de Estudios de Gênero. 31/07/2008. Rosario/Argentina. Anais... Eje temático: 8 Comunicación, producciones estéticas, literatura y género.
5)      SANTOS, Helena Miranda dos. A Construção da Imagem “Ideal” da Mulher na Mídia Contemporânea. In: Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder. 25 a 28 de agosto de 2008. Florianópolis. Anais... Mulheres, Corpo, Mídia. ST 39 – Corporalidade na Mídia. Disponível em: www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST39/Helena_Miranda_dos_Santos_39.pdf.
SANTOS, Helena Miranda dos. Sexualidade e Turismo: as motivações sexuais na escolha de um destino. Banco de teses da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.bahia.com.br/site/institucional/teses.jsp?filterteses.page=5



--
Espaço Psi Bahia


C.I.S. - Fernando Filgueiras
Rua  Eduardo José dos Santos
N.147 Sala- 405  Garibaldi
Salvador- Bahia
Fone - 9263-6666 ou 9955-2011
E-Mail -  espacopsibahia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada