Seguidores

.

.

terça-feira, 15 de março de 2011

Documentário sobre Alaíde do Feijão será exibido no Pelourinho, em Salvador (16/03) - BA

Amanhã, dia 16 de março, às 19h,  acontece no Pelourinho, em Salvador, a exibição do documentário Alaíde do Feijão, dirigido pelo publicitário baiano João Silva.

Com 26 minutos de duração, o vídeo conta a trajetória de Alaíde, especialista em feijoada desde quando, ainda menina, ajudava a mãe a vender a iguaria na porta do Elevador Lacerda. O documentário conta com depoimento de diversas personalidades baianas, entre as quais Póla Ribeiro, diretor do Irdeb, e Antonio Carlos “Vovô”, presidente do Ilê Aiyê. Segundo João Silva, o vídeo documentário mostra “como um dos principais pratos da culinária brasileira contribui para a resistência e promoção cultural de um povo".


Aos 62 anos, Alaíde Conceição, mais conhecida como Alaíde do Feijão, esbanja energia e alegria. A herança negra deu ao famoso prato de feijoada dessa cozinheira de mão cheia um valor que vai além do sabor: é reconhecido enquanto cultura de resistência de um povo. A exibição é gratuita e acontece em frente ao Restaurante Alaíde do Feijão na Rua 12 de outubro, nº 2, Pelourinho.

Ficha Técnica:
Realização: Instituto Maria Preta
Produção: Fundo de Quintal e Maria Comunicação
Argumento e montagem: Jorge Alfredo
Direção de fotografia: Pepito Gonzales
Edição: Wandilson Dica
Finalização: Igor
Direção: João Silva

FONTE: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário